As Olimpíadas têm um poder enorme sobre as pessoas desde o seu início em 776 a.c. Para se ter ideia, durante o período dos jogos era proclamada a proibição da guerra e nenhum peregrino poderia ser atacado. Era a famosa "trégua sagrada". Considerando que Sonic e Mario travaram uma verdadeira guerra durante a hoje saudosa década de 90, período em que a Sega ainda produzia consoles, podemos dizer que a série Olympic Games surgiu como uma verdadeira "trégua sagrada" entre os dois dos maiores personagens da história, e toda a sua turma. Foi lançada em 2007 a primeira versão, antecedendo os jogos do ano seguinte, em Pequim (China). Em 2009, anterior aos jogos de inverno de Vancouver (2010) chegou a segunda versão. Agora que estamos no ano anterior aos próximos jogos, a versão londrina foi lançada (15 de novembro de 2011).

Delegações olímpicas
Os personagens na estreia em 2007 eram 16 ao todo – 8 da turma do Sonic e 8 da turma do Mario. No game seguinte, em 2009, foram acrescentados mais 4 - 2 para cada lado. Na versão londrina, foram mantidos os mesmo participantes da versão de inverno. A habilidades também são as mesmas, ou seja, quem era mais voltado para o quesito força ou velocidade, continua forte ou veloz, respectivamente. Vamos aos super atletas:Delegação “sônica”
All-Around (equilibrados)- Amy

- Blaze

Speed Type (Velocidade)
- Sonic

- Shadow

- Metal Sonic

- Knuckles

- Vector

Skill Type (Habilidade)
- Tails

- Dr. Eggman

- Silver

Delegação “encanadora”
All-Around (equilibrados)- Mario

- Luigi

- Bowser Jr.

Speed Type (Velocidade)
- Daisy

- Yoshi

Power Type (Força)
- Bowser

- Wario

- Donkey Kong

Skill Type (Habilidade)
- Peach

- Waluigi







Mais do mesmo

Em relação aos eventos em si, não existem grandes novidades nessa área na versão para Wii, sendo que apenas 4 esportes realmente novos foram acrescentados: hipismo, badminton, canoagem e futebol. A versão para 3DS, por outro lado, promete mais modalidades, como BMX, judô e marcha atlética.
Badminton se resume aos balanços da raquete para acertar o alvo e "não deixar a peteca cair", literalmente. No hipismo, exige-se equilibrar o Wiimote e o Nunchuk para passar pelos obstáculos, os quais não devem ser derrubados, e cuidado para "não cair do cavalo". A canoagem é um joguinho de ritmo, no qual é necessário balançar o controle no momento certo. O futebol é uma versão pobre de Mario Strikers Charged (Wii, 2007), ainda assim divertida, apesar de ser complicado criar jogadas um pouco mais elaboradas, pois os passes não são muito precisos e não existem opções como cruzamento, cabeceadas ou dribles variados. Mas as faltas estão lá, então cuidado ao dar aquele carrinho por trás!




Além dos esportes normais, que qualquer pessoa pratica no dia a dia, existe a categoria Dream Events, com modalidades que só em sonhos alguém poderia participar. Um bom exemplo é a Dream Spacewalk, localizada em Sky Station Galaxy, de Super Mario Galaxy 2 (Wii, 2010), na qual 4 atletas devem voar ao espaço sideral, cada um com sua própria estrela luma, para derrotar uma Dino piranha. Os jogadores devem sincronizar as formações de voo para que os ataques sejam disparados. O time que vencê-la no menor tempo será o campeão.


Vamos conferir a lista completa de eventos:
Modalidades olímpicas
Atletismo (Athletics)- Corrida de 100 metros (100m Sprint)

- 110 metros com barreiras (110m Hurdles)
- Revezamento 4x100 metros livres (4x100m Relay)
- Salto em distância (Long Jump)
- Lançamento de martelo (Hammer Throw)
- Lançamento de disco (Discus Thwrow)
- Lançamento de dardo (Javelin Throw)

Ginástica (Gymnastics)
- Barras paralelas assimétricas (Uneven Bars)

- Trampolim (Trampolining)
- Fita (Rhythmic Ribbon)
- Natação 100 metros nado livre (100m Freestyle)

- Nado sincronizado (Synchronised Swimming)

Outras
- Canoagem: 1000 metros (Canoe Sprint 1000m)
- Hipismo (Equestrian: show Jumping)
- Badminton
- Vôlei de praia (Beach Volleyball)

- Tênis de mesa (Table Tennis)
- Futebol (Football/Soccer)
- Tiro esportivo (Shooting - Pistol)

- Esgrima - Florete (Fencing - Épée)
- Ciclismo de pista - perseguição por equipes (Tracking Cycling - Team Pursuit)

Modalidades dos sonhos
- Dream Long Jump

- Dream Rafting
- Dream Discus

- Dream Uneven Bars
- Dream Hurdles
- Dream Equestrian
- Dream Sprint
- Dream Trampoline
- Dream Spacewalk
- Dream Fencing
Festa em Londres


A princípio esse modo é um pouco confuso e não traz relação alguma com os jogos Olímpicos em si: existe apenas para valorizar a bela cidade de Londres e, claro, entreter os jogadores com uma opção diferente do que as de costume nos títulos antecessores da série. E da mesma forma que os jogos da franquia Mario Party, apenas em grupo, com os amigos, é possível realmente se divertir com esse modo, caso contrário pode ser um tanto enfadonho.
Posição no pódio

O visual também não inovou na série, bem como os sons do jogo, que podem ser encontrados repetitivamente nas respectivas franquias de Mario e de Sonic. Ainda assim, quando jogado em multiplayer é que o game encontra a sua força, pois o esquema de controles é fácil para qualquer um pegar sem precisar de um período de aprendizado maior que alguns minutos, sendo uma opção bastante viável para os jogadores mais casuais. Além do mais, quase todas as modalidades trazem a opção para até 4 jogadores, o que dificilmente deixará alguém de fora da festa, que tem um bom valor no quesito diversão. Dessa forma, apesar de o game não alcançar o lugar mais alto do pódio, ainda ganha uma honrosa e merecida medalha de bronze.

Prós
- Diversos personagens jogáveis das franquias Mario e Sonic;
- Esquema de controles fácil e de curto aprendizado;
- Modo multiplayer local para até 4 jogadores em quase todas as modalidades;
- Modo London Party estilo Mario Party bem divertido.
Contras
- Fórmula repetida dos controles, visual e sons;
- Poucas modalidades novas;
- Ausência do Wii MotionPlus.
Revisão: Bruna de LimaMario & Sonic at the London 2012 Olympic Games – Wii – Nota Final: 7.5Gráficos: 7.0 | Som: 6.5 | Jogabilidade: 7.0 | Diversão: 8.0
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